Seja para construir ou reformar, a escolha do piso ideal é um momento decisivo, já que é um processo que demanda muito esforço e vai durar anos para ser refeito.

Por isso, separamos algumas dicas úteis para te ajudar nesse momento da obra:

Em ambientes internos

Sala: leve em conta que esse é um espaço de grande circulação e demanda um produto de durabilidade superior. Uma boa opção é o porcelanato, mas você ainda pode alternar entre madeira maciça (para áreas mais frias) e pedras naturais (para áreas mais quentes).  

Cozinha: o ideal é optar por pisos frios, como cerâmica, porcelanato ou cimentício. Aqui, um fator importantíssimo a ser considerado é a limpeza. Opte por um piso resistente para não acumular gordura (de preferência, polido e pouco poroso). 

Banheiro: aposte em cerâmicas, mármores, porcelanatos e pastilhas de vidro, já que é uma área que, assim como a cozinha, fica molhada e exige manutenção e limpeza constantes. Pisos antiderrapantes são uma boa pedida. 

Quarto: os laminados de madeira e os pisos vinílicos são ideais para garantir conforto térmico e durabilidade. Afinal, esse é um lugar que você vai passar a maior parte do tempo relaxando, o que exige bem-estar. 

Em ambientes externos

Para escolher um piso para a área externa, fatores como exposição ao sol, presença de idosos ou crianças no imóvel e impermeabilidade devem ser levados em consideração. Analise o cenário e veja qual material melhor se adapta à sua necessidade. Pisos antiderrapantes, pedras e decks de madeira (no caso de piscinas) são escolhas assertivas quando o quesito é segurança. 

Outros fatores

Outra dica relevante é trocar ideia com o vendedor, no momento da compra, sobre a quantidade ideal de materiais (para evitar perdas e desperdícios), seja na aquisição do próprio piso, como também, de rejuntes, argamassas, separadores e outros itens indispensáveis para a instalação. 

Atenção ao PEI

O Porcelain Enamel Institute (PEI) é um índice que classifica os revestimentos cerâmicos, de acordo com a resistência do esmalte da peça e o desgaste por abrasão, tendo como base a quantidade de tráfego no local. Não tem segredo: quanto mais baixo o número, menor é a resistência e, consequentemente, quanto maior, mais o material apresenta durabilidade e suporta circulação no ambiente. 

 Pesquise, pesquise e pesquise

É sempre bom consultar profissionais especializados que podem te ajudar nessa etapa tão importante da obra. Por isso, se você ainda tem dúvidas, o legal é pesquisar para não ter surpresas desagradáveis futuramente.  

AVT combina com você


O piso é um ponto primordial na obra e, quando combinado com outros elementos, traz um charme especial para o ambiente. Conheça os empreendimentos e estude o quanto pode ser agradável combinar o seu estilo com um lugar de tirar o fôlego: https://www.avt.com.br/empreendimentos/

Fonte:

TUA CASA. https://www.tuacasa.com.br/piso-ideal

Conheça nossos empreendimentos

Fique por dentro das obras desenvolvidas pela AVT Incorporadora