Quando falamos em casa sustentável, logo vêm em mente empreitadas complicadas. Mesmo existindo a adaptação mais sofisticada de certos padrões de sustentabilidade, ainda há alternativas simples que podem fazer toda a diferença. 

No mundo contemporâneo, pensar nessas possibilidades faz bem não só ao nosso lar, como também colabora para a preservação do planeta e incentiva a produção de uma economia valiosa em tempos de crise, embora muitos insistam em degradar os recursos naturais de uma forma inconsciente e alarmante, colocando em risco a vida na Terra. 

Por isso, aqui vão cinco dicas práticas para que a sustentabilidade seja permanente e vire um hábito:

1 Iluminação natural

Abrir portas, janelas e cortinas, além de deixar o ambiente mais arejado, reduz o consumo de energia à medida que dispensa o uso contínuo de ar-condicionado ou ventilador. 

A pintura com cores claras também favorece a temperatura agradável nos espaços ao ampliar as condições de luminosidade e dispensar o uso de lâmpadas. Para amenizar o calor, nos casos em que a incidência de raios solares é direta demais, você pode optar por cortinas de tecidos leves e transparentes.

2 Lâmpadas e eletrodomésticos

Apesar de custar um pouco mais caro, uma lâmpada de LED consome até 80% menos energia. A longo prazo, isso representa uma economia significativa para o seu bolso.  

Outra dica é ficar atento à etiqueta de consumo ao comprar um eletrodoméstico. Assim como as lâmpadas, eles podem ser mais caros agora, mas o investimento compensa no futuro. Em alguns casos, a diferença de consumo pode ser 70% menor. De acordo com o  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), a letra “A” indica que o produto é eficiente e econômico. 

3 Tempo é dinheiro

Acumular roupa para lavar economiza energia e água, e você ainda pode usar o que sobrou do enxágue para reutilizar na lavagem do quintal.

Outra medida é usar a lava-louças cheia o que, em apenas um mês, pode economizar até 400 litros de água. Passar uma pilha de roupas de uma única vez também ajuda quando falamos em economia de tempo e energia. Aliás, nem é preciso comentar que turnês durante o banho são inviáveis quando o assunto é preservar o meio ambiente.

4 Lixo e reciclagem

Tentar reduzir a produção de lixo deve ser um objetivo permanente. É reciclável ou não? Eis a questão. O importante é a preocupação com a destinação correta desses resíduos, fazendo corretamente o descarte.

5 Ar puro

Sempre tenha plantas em casa. Elas são ótimas quando precisamos melhorar a qualidade do ar. Opte pelas mais adequadas para o seu espaço e cultive raízes com a natureza. 


Contato

E por falar em economia, a AVT tem condições facilitadas de pagamento e parcelamento que vêm como um incentivo aos compradores que sempre buscam a melhor opção. Conheça os nossos empreendimentos: https://www.avt.com.br/empreendimentos/

Fontes: 

CATRACA LIVRE: https://catracalivre.com.br/criatividade/18-dicas-para-deixar-sua-casa-mais-sustentavel-e-economizar/

ESTADÃO. E+: https://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,como-deixar-a-sua-casa-mais-sustentavel,70003258072

INMETRO: https://www2.inmetro.gov.br/pbe/a_etiqueta.php

Conheça nossos empreendimentos

Fique por dentro das obras desenvolvidas pela AVT Incorporadora